terça-feira, 29 de abril de 2008

Tarzan: 90 Anos de Cinema

Elmo Lincoln e Edgar Rice Burroughs


Por que eu resolvi pesquisar sobre Tarzan no cinema? Tudo começou quando consegui um DVD com um dos primeiros filmes de John Weismuller (como Tarzan) e Maureen O'Sullivan (como Jane Parker). A película data de 1934, e nela há uma cena deslumbrante: o Homem Macaco e sua mulher Jane submersos num rio, fazendo um verdadeiro balé sob as águas. O mais interessante é que a personagem está nua (apenas com um tapa-sexo), e eu fiquei pensando como teria sido a reação de quem assistiu o filme na época ( A Companheira de Tarzan foi realizado em 1934). Achei as cenas bastante ousadas para aquela primeira metade dos anos 30 do século passado.
Isso me levou a tomar mais interesse pelo personagem e pelo seu criador Edgar Rice Burroughs. Pesquisando sobre Burroughs tomei conhecimento que ele só começou a escrever depois dos 35 anos de idade, após fracassar em várias profissões. Ele chegou a escrever dois livros de ficção científica, mas Tarzan fez com que ele se imortalizasse. Primeiro o personagem de Burroughs apareceu em aventuras em um jornal, só depois é que passou para o livro, cinema, histórias em quadrinhos e rádio. O autor não esperava que o sucesso do seu Homem Macaco fosse tanto, e muito menos duradouro. Tanto que esse ano Tarzan completa 90 anos de cinema. O primeiro filme foi realizado em 1918, com Elmo Lincoln no papel principal e Enid Markey como Jane Parker. Foi um enorme sucesso.
A trajetória de Tarzan no cinema é repleto de curiosidades. Uma delas é que, em 09 de julho de 1923 o Toronto Star publicou que, naquele ano John Weismuller tinha sido diagnosticado "com uma grave doença cardíaca". Weismuller tinha 19 anos de idade na época e era nadador. Temia-se que a doença o tirasse das piscinas, mas ele continuou e ganhou várias medalhas de ouro em olimpíadas. Outro caso interessante é o ator que interpretava Tarzan ter medo de altura, o que obrigava a produção a colocar um dublê nas cenas mais simples.
A minha pesquisa teve como principal fio condutor encontrar fotos pequenas biografias de todos os atores que fizeram o papel de Tarzan e de todas as atrizes que interpretaram Jane, de Enid Markey (1918) a Sara Wayne Callies (2003). Só deixei de fora os Tarzan's filmados em outros países, como a Índia por exemplo, só para citar um outro país fora dos Estados Unidos. A verdade é que o mito Tarzan ainda continua, e mais recentemente os estúdios da Walt Disney produziram um excelente desenho animado que levou a garotada (e os marmanjos também) ao delírio. Prova que o personagem de Edgar rice Burroughs continua vivo em pleno Século XXI.

Wilde Portella

Nenhum comentário: